quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Malcolm X e outros fatos

O dia 21 de fevereiro é um daqueles dias recheados de acontecimentos históricos importantes. Como curiosidade, resolvi levantar e comentar alguns deles:

21/02/1965 – Malcolm X tinha 39 anos quando foi assassinado a tiros em um discurso que fazia no Harlem, em Nova Iorque. Os autores do crime foram identificados como pertencentes a uma facção islâmica, mas oficialmente o processo foi arquivado por falta de provas.

Filho de pastor, Malcolm Little, como foi batizado, mudou seu nome para El-Hajj Malik Al-Shabazz quando se converteu ao islamismo. Não foi o mundo muçulmano, entretanto, que recebeu as maiores contribuições de seu ativismo, mas sim o Ocidente negro, que viu nele a maior influência revolucionária entre os movimentos afro-descendentes.

Diferentemente de Luther King, já citado neste Blog, Malcolm X não defendia uma ação pacífica contra a segregação racial, mas uma revolução que levasse a um Estado negro independente.

Comentando: Tenho uma amiga que defende um Estado totalitário evangélico como única forma de ‘salvar’ o Brasil. Todos os presidentes dos EUA até hoje foram protestantes e isso não me impede de achar muito estranha essa ‘falta de provas’ no caso Malcolm X.

Com todo o perfil de ativista socialista de Little em plena Guerra Fria, não é difícil imaginar envolvimento do Governo neste assassinato. Eu pergunto: seria solução colocar alguma nação em poder dos evangélicos?

21/02/1925 – Uma das maiores revistas do Século XX é fundada: The New Yorker.

Comentando: Criada por Harold Ross no intuito de ser uma revista de humor, o periódico acabou se tornando um ícone de qualidade no jornalismo mundial. Caso o leitor deste blog nunca tenha lido uma edição, fica a sugestão de ir à livraria mais próxima e pedir por Hiroshima, reportagem de John Hersey publicada na revista, que acabou virando livro, editado aqui no Brasil pela Companhia das Letras.

21/02/1947 - Edwin Land cria a Polaroid.

Comentando: Hoje, com a fotografia digital, não podemos imaginar o impacto da invenção da foto instantânea. O fato é que desde a sua criação, na década de 1830, a foto mudou a história da humanidade.

21/02/2003 – Michael Jordan se torna o primeiro quarentão a fazer 40 pontos num jogo da NBA.

Comentando: Ele fez 43 em uma vitória por 89 a 86 do seu Washington Wizards sobre o New Jersey Nets. A verdade é que em quase todos os dias do ano há algum recorde no basquete estabelecido por MJ.

4 comentários:

Daniel Moreira disse...

Retribuindo a visita e mantendo contato. Dei uma lida no seu blog e achei muito original. Muito bom!

Um abraço

Cris Corrêa disse...

Oie Victor...
retribuindo a visita que me fez...
O título do teu Blog é bastante atrativo, pelo menos pra mim..gostei do conteúdo...é meio raro mas o importante é que existe rsrs. ^^

Bjs =*

http://crisfrenesi.blig.ig.com.br/

Anônimo disse...

Vocês leram o livro "Autobiografia de Malcom X"?
Quem disse que ele era cristão?

Anônimo disse...

"Todos os presidentes dos EUA até hoje foram protestantes..."

JFK era católico.