quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Malcolm X e outros fatos

O dia 21 de fevereiro é um daqueles dias recheados de acontecimentos históricos importantes. Como curiosidade, resolvi levantar e comentar alguns deles:

21/02/1965 – Malcolm X tinha 39 anos quando foi assassinado a tiros em um discurso que fazia no Harlem, em Nova Iorque. Os autores do crime foram identificados como pertencentes a uma facção islâmica, mas oficialmente o processo foi arquivado por falta de provas.

Filho de pastor, Malcolm Little, como foi batizado, mudou seu nome para El-Hajj Malik Al-Shabazz quando se converteu ao islamismo. Não foi o mundo muçulmano, entretanto, que recebeu as maiores contribuições de seu ativismo, mas sim o Ocidente negro, que viu nele a maior influência revolucionária entre os movimentos afro-descendentes.

Diferentemente de Luther King, já citado neste Blog, Malcolm X não defendia uma ação pacífica contra a segregação racial, mas uma revolução que levasse a um Estado negro independente.

Comentando: Tenho uma amiga que defende um Estado totalitário evangélico como única forma de ‘salvar’ o Brasil. Todos os presidentes dos EUA até hoje foram protestantes e isso não me impede de achar muito estranha essa ‘falta de provas’ no caso Malcolm X.

Com todo o perfil de ativista socialista de Little em plena Guerra Fria, não é difícil imaginar envolvimento do Governo neste assassinato. Eu pergunto: seria solução colocar alguma nação em poder dos evangélicos?

21/02/1925 – Uma das maiores revistas do Século XX é fundada: The New Yorker.

Comentando: Criada por Harold Ross no intuito de ser uma revista de humor, o periódico acabou se tornando um ícone de qualidade no jornalismo mundial. Caso o leitor deste blog nunca tenha lido uma edição, fica a sugestão de ir à livraria mais próxima e pedir por Hiroshima, reportagem de John Hersey publicada na revista, que acabou virando livro, editado aqui no Brasil pela Companhia das Letras.

21/02/1947 - Edwin Land cria a Polaroid.

Comentando: Hoje, com a fotografia digital, não podemos imaginar o impacto da invenção da foto instantânea. O fato é que desde a sua criação, na década de 1830, a foto mudou a história da humanidade.

21/02/2003 – Michael Jordan se torna o primeiro quarentão a fazer 40 pontos num jogo da NBA.

Comentando: Ele fez 43 em uma vitória por 89 a 86 do seu Washington Wizards sobre o New Jersey Nets. A verdade é que em quase todos os dias do ano há algum recorde no basquete estabelecido por MJ.

5 comentários:

Daniel disse...

Retribuindo a visita e mantendo contato. Dei uma lida no seu blog e achei muito original. Muito bom!

Um abraço

Cris disse...

Oie Victor...
retribuindo a visita que me fez...
O título do teu Blog é bastante atrativo, pelo menos pra mim..gostei do conteúdo...é meio raro mas o importante é que existe rsrs. ^^

Bjs =*

http://crisfrenesi.blig.ig.com.br/

Madoca disse...

Vocês leram o livro "Autobiografia de Malcom X"?
Quem disse que ele era cristão?

Faculdade Teológica disse...

Parabens muito bom seu comentário!!!!
Abs!
Faculdade Teológica

Anônimo disse...

"Todos os presidentes dos EUA até hoje foram protestantes..."

JFK era católico.