sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

50 anos longe do traje social

No dia 22 de fevereiro de 1958, entrava em cartaz a peça Eles não usam Black-Tie de Gianfrancesco Guarnieri. O autor e ator, que faleceu em 2006 por insuficiência renal crônica, foi o primeiro a retratar a classe operária no teatro brasileiro.

O que tem isso com o cristianismo? A ousadia de Guarnieri deve nos servir de exemplo. Reclamamos tanto da pilantragem e das heresias de líderes evangélicos, mas o que temos feito a respeito? Escrevemos ladainhas repetitivas em nossos blogs e resmungamos em nossas igrejas. Penso que devemos assumir um papel diferente.

Devemos pensar e pregar a sã doutrina, produzir cultura que resgate a essência da Palavra de Deus. Talvez, em unidade, iniciar um verdadeiro movimento de recuperação da mensagem real do Evangelho. Raciocinar e produzir estratégias pastorais e de comunicação para combater os ventos de doutrina.

Fica aqui minha homenagem ao que, penso, o melhor ator brasileiro do século XX ao lado do também falecido Paulo Autran.

Outros fatos relevantes no dia 22 de fevereiro:

1732 – Nasce o primeiro presidente dos EUA, George Washington. Certamente muito mais brilhante do que outros George W.

1892 – Entra em cartaz a peça O Leque de Lady Windermere, de Oscar Wilde. A obra é um clássico da dramaturgia inglesa e trata de questões como traição e matrimônio.

Julius Erving, também conhecido como Doctor J., um dos maiores jogadores da história do basquete completa hoje 58 anos.

2 comentários:

Celia Rodrigues disse...

Isto é para se pensar: pessoas ou organismos que não estão engajados em causas divinas, têm um fôlego e uma audácia para quebrar paradigmas! O que há de errado conosco...?
Tenha um ótimo fim de semana!

Raphael Rap disse...

Me lembro de ter estudado Guarnieri no Ensino Médio (minha professora era aficcionada no cara rs)

Quanto a aplicação daquilo que acreditamos, não seria a crítica pura também o exercício da prática daquilo que discordamos?

As perguntas colocadas no comment lá são bem pertinentes... Visam a prática da doutrina... que possamos escrever sobre isso também

Abs!