sábado, 26 de janeiro de 2008

Não pelas obras...

Não pelas obras, mas pela Graça, para que ninguém se glorie...

Este trecho da Bíblia me conforta muito, pois é a garantia que tenho de que não vou viver no eterno afastamento de Deus. Não sei quanto a você, leitor. Já eu sou simplesmente incapaz de viver da maneira pura como deveria.

Seja por emoção ou razão - e não creio que as duas se dissosciem - convido você a refletir: será que é possível pelos seus próprios méritos chegar aos céus? Você fez boas obras na sua vida o suficiente para dizer com certeza: "estarei nos céus se eu morrer hoje"?

Se crê que não fez, a boa notícia é essa: nunca é tarde para viver uma transformação. A parte "ruim" é: a transformação vem, mas não é ela que te colocará ao lado de Deus.

Alguém viveu essa vida pura no seu lugar, para que você não precisasse de boas obras para atingir os céus. Também para que as atitudes de amor fossem conseqüências do amor que você recebeu.

Você certamente já ouviu falar de Jesus. Eu pergunto: Ele é uma boa notícia para você?

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Heath Ledger e a "santa" inquisição


A Westboro Baptist Church já é famosa nos EUA por promover atos polêmicos, como piquetes em funerais de soldados mortos no Iraque.

Desta vez, a vítima dos fundamentalistas evangélicos do Kansas é o falecido ator australiano Heath Ledger, que fez o papel de Ennis Del Mar em Brokeback Mountain.

Com um papel de protagonista no filme mais polêmico e pro-homossexualismo de Hollywood, o ator, que foi encontrado morto nesta semana, só poderia ser alvo desta igreja.

Eu nem vou traduzir o panfleto, nem também vou iniciar uma ladainha dizendo que Deus odeia o pecado, não o pecador. Essa verdade é tão óbvia que não vou gastar espaço nesta argumentação.

O que eu me pergunto diante de uma aberração teológica como o documento divulgado pela WBC - que nada tem a ver com a real denominação batista nos EUA - é se os ateus não têm razão em certas críticas que nos fazem.

Certas vezes, na minha própria igreja, sou criticado quando levanto fatos deploráveis sobre o mundo evangélico. Dizem que não devo citar os nomes publicamente, que posso ofender alguém.

Chega! Que saibamos reagir como Paulo e João diante de apóstatas e falsos profetas. Denunciemos, citemos nomes e, com toda sabedoria, saibamos expor o que é correto.

*As ações desta igreja chegaram ao meu conhecimento pelo www.cintia_costa.blogger.com.br, a quem recomendo qualquer cristão inteligente e agradeço pelo apoio a este blog.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O oxímoro ululante e a síndrome de Golden Compass

Estou muito satisfeito com a repercussão que a simples leitura do nome deste blog tem causado. Recentemente, ele foi alvo de polêmica num grupo de discussões por e-mails. Entre as muitas críticas que este microscópico veículo de comunicação recebeu, as que eu gostei mais estão relacionadas ao ateísmo.

Para alguns, a existência de um “cristão inteligente” seria uma contradição em termos, um paradoxo. Segundo eles, ser cristão e ser inteligente são eventos mutuamente exclusivos, ou seja, duas características que não podem conviver juntas.

A argumentação se segue questionando como pode ser inteligente alguém que crê em algo cuja existência não pode ser provada ou mesmo refutada. Assim, o argüidor reduz o homem (ou o intelecto humano) àquilo que pode ser compreendido ou aceito pela razão. Em outras palavras, se a razão não traz luz ao fato, ele é ignorável.

Desta forma, não faz sentido nem mesmo falar em uma figura tão desprezível quanto um Deus imaterial e invisível.

É um raciocínio interessante, eu devo admitir. Entretanto, recheado de pressupostos. Baseado em premissas que não são, de maneira nenhuma, absolutas. Vejamos:

1 – Parte do princípio que a existência de Deus não pode se comprovada ou refutada pela razão. Esta premissa seria difícil de contradizer se postulasse: a existência de Deus não pode ser comprovada ou refutada pelas ferramentas que a razão dispõe nos dias atuais.

2 – Pressupõe validez ao intelecto humano apenas àquilo que a razão é capaz de trazer luz. Permita-me brincar um pouco. O amor é intangível, invisível, questionável. Será que ele realmente existe? Se a razão é incapaz de dizer, é inócuo crer ou mesmo discutir sobre ele. Conclusão brilhante.

O intuito deste blog não é apologético, ou seja, de defender a existência de Deus. O que motiva a existência deste post é o crescimento recente de um fundamentalismo ateu, cuja perseguição intelectual tem se assemelhado à perseguição de que nós, cristãos, fomos autores em outras épocas.

Essa síndrome de Golden Compass, promovida por Richard Dawkins e outros, está apenas no começo. Respondendo a outros comentários: sim, a Igreja Perseguida existe em todos os lugares. É bíblico. II Tm 3.12

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

King e Ray: contra a segregação

Toda terceira segunda-feira do mês de janeiro se comemora o dia de Martin Luther King nos EUA. A data é um feriado nacional desde 1986.

Em homenagem ao pastor norte-americano que combateu a segregação racial nos Estados Unidos, deixo aqui a letra de uma música que simboliza esta luta:

Georgia, Georgia, the whole day through
Just an old sweet song
Keeps Georgia on my mind
Talkin' 'bout Georgia
I'm in Georgia
A song of you
Comes as sweet and clear as moonlight through the pines
Other arms reach out to me
Other eyes smile tenderly
Still in peaceful dreams I see
The road leads back to you
Georgia, sweet Georgia, no peace I find
Just an old sweet song
Keeps Georgia on my mind
Other arms reach out to me
Other eyes smile tenderly
Still in peaceful dreams I see
The road leads back
It always leads back to you
I'm in Georgia, Georgia, sweet Georgia
No peace, no peace I find
Just this old, sweet song
Keeps Georgia forever on my mind
Just an old sweet, sweet song
Keeps Georgia forever on my mind
( Stuart Gorrell / Hoagy Carmichael)


No final da década de 50 do século passado, Ray Charles foi proibido de entrar no estado da Georgia, onde nasceu, por se levantar contra o racismo. Em 1960, resolveu gravar e imortalizar a música, composta em 1930. A reconciliação com seu estado veio em 1979, quando a canção já famosa na voz de Ray tornou-se o hino oficial da Georgia.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Kaká: uma outra opinião

Recebi uma resposta muito interessante de um amigo sobre o Kaká e achei que poderia ser postada. O autor do texto é Fábio Lavezo.

"Passei mais de 20 anos ouvindo sobre "o mundo". Não se deixe influenciar pelo mundo. Não vos conformeis com este mundo. Isso ou aquilo é do mundo, etc etc etc.

Hoje, já vejo esses dois planetas bastante próximos em seus conceitos e práticas. A integridade, o altruísmo, a preservação da vida, enfim, a Sustentabilidade invocada por muitos não difere muito dos princípios bíblicos.

Contudo, para nós cristãos, essas atitudes são apenas reflexo de nossas convicções, frutos de nossa fé.

Retomo, assim, o post questionador da inocência de evangélicos famosos. O que se espera deles não é menos do que dos incrédulos; e dizimar em igreja corrupta é como comprar mercadoria cuja produção envolve mão de obra infantil.

É verdade que nem sempre é possível conhecer todo o processo, mas não se podem ignorar as manchetes ou o bom senso. Por isso, eu vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus. (Mt 5:20)Será severamente castigado por se recusar a cumprir a sua obrigação, ainda que sabendo bem qual era. (...) A quem muito se dá muito se exige, pois a sua responsabilidade é maior. (Lc 12:47-48)

Caso inocentes de fato, a promessa de Deus é confortante: Não prosperará nenhuma arma forjada contra ti; e toda língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor, e a sua justificação que de mim procede, diz o Senhor. (Is 54:17)

Ora, porém, se os frutos têm sido podres, a fé que os origina está ditorcida. E neste espaço eu poderia discorrer sobre n teologias furadas; mas prefiro terminar com o apelo à busca pela teologia da verdade. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor... (Jr 29:13-14)"

*Fábio Lavezo é um grande amigo. É também estudante de Administração de Empresas na FAAP e presidente da UMP (mocidade) da Igreja Presbiteriana do Centnário, com mandato até o final de 2008. Posso testemunhar que nos dois últimos anos sua vida tem sido grande bênção para sua família e igrejas do Centenário e de Alphaville.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Huckabee e a ala evangélica

Sou daqueles que acreditam que não devemos ficar alheios ao que aconetece em outros países. Talvez por isto e por não ter nenhuma identificação com o conservadorismo, sempre fui partidário dos democratas nos EUA.

O curioso é que, como sou protestante (para muitos, radical), o natural seria que eu apoiasse os republicanos. Mais curioso é existir num país de cultura protestante, como nos EUA, um grupo deste partido que se dedica a atacar a "mentalidade ateísta" que eles crêem predominar na nação.

Trata-se do HucksArmy. Criado por dois gêmeos de 19 anos, Bret e Alex Harris, a tentativa é de mostrar que o candidato Huckabee é a melhor opção para os cristãos, por apresentar uma nova visão do conservadorismo cristão: algo menos bushiano, mas não tão liberal quanto um Clinton.

Deixo aqui o post mais como curiosidade, já que ainda é cedo para falar com autoridade sobre eleições presidenciais nos EUA.

Huck foi pastor batista antes de ser Governador do estado do Arkansas.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Indignação sensível

Estamos entrando na terceira semana de 2008 e eu já estou cansado. Já me esgotei com as heresias e ventos de doutrina que têm se espalhado por aí e a minha indignação vale para o ano inteiro.

Mais ainda, eu fico passado com a maneira como muitos dos que conhecem a verdade se comportam. Como verdadeiros patrícios portadores do conhecimento, muito superiores à plebe que se deixa manipular e é apenas digna de escárnio.

Sou presbiteriano e tenho visto a cada dia um número maior de pessoas na minha denominação que esqueceu o que é depravação total. Eles se acham os grandes donos de toda razão e, pior, pensam ser dignos de algo por isso. Esquecem-se de que, se possuem algum conhecimento, o mérito é do Espírito Santo.

Façamos alguma coisa. Ao invés de escarnecer o ignorante, vamos nos empenhar em ensinar com amor e responsabilidade. Vamos orar (e como falta oração entre os presbiterianos) para que Deus se manifeste e traga a luz da verdade à parte de seu povo que tem sido manipulada.

Que possamos dar um basta às heresias e ventos de doutrina, mas que possamos também aniquilar a sensação de que fomos nós que fizemos algo.

Soli Deo Gloria.

Corra! As vagas estão acabando

É melhor se apressar e mandar um e-mail para vicscorsi@gmail.com

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Megadeth: mais cristão que muito "crente"

O músico Dave Mustaine parece mesmo ter sido transformado pelo cristianismo. Recentemente, ele coordenou a distribuição de milhares de brinquedos a filhos de militares que estão servindo no Iraque.

Mustaine ficou conhecido ao longo dos anos 80 e 90 por ser um fenômeno do heavy metal. O guitarrista foi um dos primeiros membros Metallica e também o fundador do Megadeth, mas para quem era realmente fã, o que contava era a fama de briguento e beberrão que adquiriu ao ser expulso da primeira banda para fundar a segunda.

Eu mesmo sempre fico com o pé atrás com essas conversões de pessoas famosas e, algumas vezes, acabo mordendo a língua. Foi assim com o Rodolfo, ex-Raimundos, e tem sido assim com Mustaine, para a glória de Deus.

Que possamos assim, continuar com a mente firme no entendimento que cristianismo é testemunho. Que o ex-drogado e ainda grande guitarrista Dave Mustaine continue tocando sua guitarra e também corações.

Para quem quer conhecer o ministério que alcançou a família Mustaine: http://www.northcoastchurch.com/

domingo, 13 de janeiro de 2008

Kaká, fiel injustiçado?

Este blog não poderia deixar de citar o caso Kaká. Seria ele mais um crente fiel, que tem feito aquilo que é certo (dar o seu dízimo), mas que tem colhido como fruto a censura daqueles que não entendem as coisas espirituais?

Seria lícito dizimar, quando se sabe que a liderança da Igreja privilegiada pelas contribuições tem feito mau uso dessas verbas? Apimentando a polêmica, o dízimo é lícito? Não seria uma prática fundamentada apenas na Lei e não na Graça?

E a mídia, tem tratado o craque e os crentes com o devido respeito? Ou tem colocado todos no mesmo saco do casal detido nos EUA?

As opiniões deste blog:

1 - "Mas Kaká é alvo da investigação por conta de sua estreita ligação com os líderes da Renascer - teria recebido o casal em suas casas de São Paulo e Milão, além de pagar o dízimo, com valores anuais que chegam aos R$ 2 milhões", diz o Estadão. O jornalismo pede que evitemos adjetivos. Eu chamo atenção para o adjetivo 'estreita'. Quantas vezes os bispos freqüentaram a casa do jogador? A matéria não diz, mas afirma que a ligação é estreita - sem base para isso. Apenas um exemplo de como a mídia trata essas coisas.

2 - O dízimo faz parte da legislação judaica. É fundamentado no Antigo Testamento. A Graça, do Novo Testamento, geralmente pede que nos desfaçamos das riquezas. Jesus valida o dízimo quando afirma "têm me roubado nos dízimos e nas ofertas".

3 - Onde contribuir com o dízimo é uma opção do crente. É mais racional que ele o faça em sua igreja local. Talvez caiba uma crítica ao craque neste ponto. Ele poderia escolher outro destino para o seu dinheiro.

4 - Vejo a intimação do jogador como um exagero da Justiça, mas se ela entende que ele pode fornecer alguma informação valiosa para as investigações é seu dever chamá-lo a depor. Dizer que o atleta está na mira da Justiça, como fizeram alguns jornais e sites é um exagero e dmonstra profunda falta de conhecimento do sistema jurídico. Ele foi chamado a depor, não indiciado.

Claro, isto não dá fim à polêmica. Talvez só coloque mais pimenta no cozido.

sábado, 12 de janeiro de 2008

Descanso para o Führer anti-Führer

Christian Führer nasceu em Leipzig no ano de 1943 e, por isso, não poderia ter feito oposição à gestão de Adolf Hitler na Alemanha. Pela data que nasceu, entretanto, o pastor fez história como líder da Igreja Nikolai na Alemanha Oriental e como uma das vozes que incomodou o regime socialista enquanto ele persistiu no país.

Na última semana, Führer anunciou seu sucessor na igreja, já que atingirá os 65 anos em março e terá de se aposentar. Será o merecido descanso para um dos homens responsáveis pelos "protestos de segunda-feira", movimento pacífico de orações, que começou em Leipzig e contagiou boa parte da República Democrática da Alemanha (RDA).

Logo, a movimentação ganharia força para protestar por direitos de liberdade e por eleições democráticas, no ano de 1989. Acabou como um marco da pressão popular contra o regime de repressão.

Entre suas grandes influências, Führer cita Dietrich Bonhoeffer, teólogo protestante executado em campo de concentração por se opor veementemente a Adolf Hitler. Os socialistas não tiveram a mesma força contra Fürher, que conseguiu adesão de 70 mil pessoas no dia 9 de outubro de 1989, no grande protesto de segunda-feira. Um mês depois, caía o Muro de Berlim.

Agora, com mais tempo disponível, os planos do pastor incluem escrever livros. Vamos esperar para ver o que um homem com essa bagagem é capaz de escrever.

*curiosidade: Führer em alemão quer dizer líder. Parece até eleição incondicional. Christian Führer foi e ainda é um grande líder cristão.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

AcampUMP 2008

Uma boa opção para um cristão inteligente neste Carnaval é o Acampamento da Mocidade da Igreja Presbiteriana em Alphaville.

De 1 a 5 de fevereiro, com excelente programação e ótima preleção do pastor Thomas Turley.

Se você se interessou, não deixe de mandar um e-mail para: vicscorsi@gmail.com

Deus abençoe a todos.

Lacaios de Satã!

"Não estamos felizes em vê-los aqui e pedimos que deixem a nossa cidade. Se vocês se recusarem, nós os faremos saírem. Vão embora, seus miseráveis americanos, lacaios de Satã!"

É raro, em conversas pós-queda do muro de Berlim, ouvirmos falar em Kremlin ou KGB. Afinal, a URSS já deixou de existir há quase 20 anos. Mas foi exatamente de um grupo pró-Kremlin que saiu essa declaração acima, num pedaço de papel deixado como ameaça a uma igreja Batista em Moscou, Rússia, após um ataque que destruiu janelas e interrompeu uma reunião no templo,na última quarta-feira.

A ação não é isolada e, segundo Paul Tokarchuk, diretor regional do Conselho de Pastores de Moscou, os ataques à minoria cristã na Rússia têm crescido.

Talvez já tenha passado da hora do Brasil pensar em missões também na Europa e não apenas nos países não alcançados da janela 10-40. Parece-me claro que no Velho Mundo, um dos berços do cristianismo, temos assistido à clara expressão do que é a Igreja Perseguida.

Boas Vindas

Seja bem-vindo ao cleverchristian ou Cristão Inteligente. Aqui você vai encontrar informação e opinião para todo cristão que não tem medo de pensar.

Creio que devo me apresentar. Victor Fontana, presbiteriano, da Igreja Presbiteriana do Brasil em Alphaville. Sigo carreira no jornalismo, mas não deixo de lado o estudo formal (sistemático) da Bíblia. Prefiro pensar que sou um cristão jornalista e não apenas um jornalista cristão.

Ao entrar aqui, você terá informação sempre atualizada, pois me comprometo a atualizar o blog com regularidade.

Um grande abraço a todos

Deus abençoe!