terça-feira, 1 de abril de 2008

Certas controvérsias...

Há certa controvérsia quanto ao Regime Militar brasileiro ter se iniciado no dia 31 de março, ou no dia 1º de abril de 1964. Eu prefiro acreditar que tenha acontecido de fato no dia dos bobos, ou dia da mentira.

Há certa controvérsia se o período entre 1964 e 1985 foi mesmo um período de bobos. O que sei é que o mundo está cheio de bobos que se lamenta por não vivermos mais no “tempo dos militares”.

Há certa controvérsia sobre a minha própria posição. O que entendo é que, na medida em que desejamos um governo “forte”, repressor, intervencionista, revelamos que a nossa vontade de mudar as coisas se esvaiu ou que, mesmo, nunca existiu. Transferimos a responsabilidade.

Há certa controvérsia, mas parece que na origem, a palavra idiota se referia ao ateniense que olhava apenas para o seu próprio umbigo e não participava das decisões da Polis. Há os que, tendo algum direito de participar das decisões, preferem viver num regime em que sua obrigação seja a de ficarem calados.

Acho que, brasileiros, somos sempre dependentes e não tomamos as rédeas do rumo da nossa história. Acho que, cristãos, nos falta a intrepidez de Cristo de entrar no templo transformado em covil de ladrões e mandar pelos ares a impureza que assola nossos dias.

Enfim, temos medo de tentar mudar o próprio cristianismo. Por que eu espero então que o cristianismo mude a sociedade?

Há controvérsia?

Um comentário:

Raphael Rap disse...

Muito boa a análise...

Somos covardes na grande maioria de nossas ações... a última pergunta é extremamente pertinente: "Como mudaremos o mundo se não conseguimos mudar nossas ações dentro da própria religião?"