quinta-feira, 28 de maio de 2009

Desafios para a comunicação: dinheiro resolve?

Depois de publicado o post sobre desafios epistemológicos para a Comunicação do Evangelho, poderíamos caminhar rumo aos desafios éticos e técnicos. Antes disto, queria tratar de uma indagação que carrego.

Dinheiro resolve os nossos problemas? Altos investimentos poderiam suprimir a necessidade que a Igreja tem de se reinventar e de reformular sua linguagem?

Segundo reportagem da Associated Press nesta quarta-feira, as denominações tradicionais dos EUA parecem acreditar que sim. Investimento resolve.

A matéria mostra alguns números preocupantes. Entre eles, um que confirma a "pós-cristianização" da sociedade norte-americana. De acordo com a pesquisa, a parcela protestante histórica na população dos EUA caiu de 18,7% em 1990 para 12,9% em 2008.



O vídeo acima faz parte de uma campanha publicitária de US$ 20 milhões da Igreja Metodista dos EUA. O conceito completo você encontra no site: http://www.10thousanddoors.org.

Podemos estar diante de um marco na história da comunicação evangélica. Entretanto, arriscaria meu pescoço em dizer que o sucesso dos metodistas dependerá mais de uma reformulação de linguagem (epistemológica) do que do montante financeiro investido no projeto.

Quem visitar o site e tiver um bom inglês, notará uma preocupação sensível com a busca de uma linguagem mais cosmopolita. Já é um primeiro passo.

.

Nenhum comentário: