segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O fim dos tempos no cotidiano

E se a Igreja vivesse tentando reproduzir o que será o céu? Certamente seríamos luz no mundo e sal da Terra. Isso é o que sugere A Escatologia, Russel Shedd, Shedd Publicaões, 38 páginas.

Desde 1962 no Brasil, o Dr. Shedd se tornou uma referência em diversas áreas da teologia, tratando com profundidade de temas complexos como a escatologia (doutrina dos últimos tempos). Quem espera, entretanto, um estudo amplo do tema pode ficar decepcionado com esta pequena publicação.

Nas poucas páginas do livro, o autor discorre sobre como a perspectiva da breve segunda vinda de Jesus pode e deve influenciar a vida do cristão, sem, entretanto, entrar em méritos polêmicos levantados nesta questão. Mesmo com a aparente superficialidade, Shedd não desaponta e dá ao crente reformado uma visão abrangente dos motivos pelos quais devemos desejar que o Cristo retorne em breve.

Usando como base a expectativa da igreja primitiva de que a segunda vinda estava muito próxima, o missionário mostra que pensar em escatologia da forma correta nos leva a desejar viver em novidade de vida, além de pregar o evangelho com maior entusiasmo. Em suma, há no texto um forte estímulo a trazermos para o nosso dia-a-dia a glória futura que nos espera.

“A visão bíblica do cristianismo não coincide com a idéia de um novo convertido simplesmente unir-se a uma igreja e então esperar pelo fim. Ao invés disso, como alguém que possui vida eterna, ele esforça-se para fazer, da realidade futura, sua experiência presente”, afirma o autor na conclusão do livro.

É, sobretudo, esta a grande contribuição que o livro traz para o cristianismo. Uma exortação de que a igreja, como noiva de Cristo, seja um reflexo no tempo atual do universo redentor que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

3 comentários:

Suzana disse...

Ola Vitor!
verdadeiramente a partir do momento que anseiarmos a vinda de Cristo, ou olharmos os sinais que se cumprem e afirmam que a segunda vinda de Cristo está proxima, mudaremos a forma de nos portar diante do mundo e das pessoas... otimo post!
obrigada pela visita ao meu blog.
abraço!

Raphael Rap disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabens muito bom seu comentário!!!!
Abs!
Faculdade Teológica